Segundo a Organização Mundial da Saúde, 70% das deficiências podem ser evitadas, a partir de medidas simples de prevenção e cuidados básicos.
Estima-se que 10% da população apresente algum tipo de deficiência, podendo ser mental, física, auditiva, visual ou múltipla. Seguindo este conceito, acredita-se que em São Bento do Sul exista cerca de 7500 pessoas com alguma deficiência, seja ela de nascença ou adquirida durante a vida.
Considerando-se a relevância destes dados criou-se em 2011 o Programa Compreender para Prevenir, que é executado pela equipe técnica e pedagógica da Escola Girassol / APAE, abrangendo um total de 10 profissionais.
O Programa tem o objetivo de levar informações relacionadas à prevenção de deficiências a diversos segmentos da comunidade, envolvendo-se as áreas da saúde, educação, assistência social, indústria, conselhos municipais e entidades religiosas. O trabalho é realizado através de palestras, folders e banners, além de inserções na mídia local, considerando que a conscientização da população é fundamental para a redução do número de casos novos (prevenção primária), bem como para atentar para a importância do diagnóstico e atendimento reabilitatório o mais precoce possível (prevenção secundária e terciária).
O trabalho previsto para o ano de 2013 foi concluído com o II Seminário de Prevenção de Deficiências, e com uma nova capacitação da equipe no mês de novembro, em Balneário Camboriú.
Abrangência em 2013:
Públicos diferenciados e de vários segmentos: áreas da educação, saúde e assistência social, envolvendo profissionais e a comunidade.
Conselhos Municipais: do Deficiente, da Criança e do Adolescente, de Saúde, de Assistência Social, de Educação, e o Comitê de Mortalidade Materno Infantil.
Igrejas: Católica e Assembléia de Deus.
Empresas: Grupo Rudnick e Fiação São Bento.
Propagação de informações através de folders, banners, outdoors e da mídia.
II Seminário de Prevenção de Deficiências, com a presença do Dr. Rui Pilotto.
Realização de 62 palestras, atingindo diretamente em torno de 2000 pessoas.