Segundo a Organização Mundial da Saúde, 70% das deficiências podem ser evitadas, a partir de medidas simples de prevenção e cuidados básicos.
Estima-se que 10% da população apresente algum tipo de deficiência, podendo ser mental, física, auditiva, visual ou múltipla. Seguindo este conceito, acredita-se que em São Bento do Sul exista cerca de 7500 pessoas com alguma deficiência, seja ela de nascença ou adquirida durante a vida.
O programa Compreender para Prevenir surgiu em 2011 no formato de projeto e consolidou-se, hoje é conhecido como programa de prevenção de deficiências, proposto pela Federação das APAE's do Estado de Santa Catarina, que através do Sr Julio Aguiar vem incentivando o programa.
Em São Bento do Sul está acontecendo desde 2011, e vem atingindo diferentes públicos, assim levando conhecimento a comunidade através palestras.
A Escola Girassol/APAE vem dando continuidade nos trabalhos juntamente com uma equipe multiprofissional com o objetivo de levar informações relacionadas à prevenção de deficiências a diversos segmentos da comunidade, envolvendo-se as áreas da saúde, educação, assistência social, indústria, conselhos municipais, entidades religiosas entre outras.
O trabalho é realizado através de palestras, folders e banners, além de inserções na mídia local, considerando que a conscientização da população é fundamental para a redução do número de casos novos (prevenção primária), bem como para atentar para a importância do diagnóstico e atendimento reabilitatório o mais precoce possível (prevenção secundária e terciária).
Em 2014 com o projeto de lei do vereador?Peter Alexandre Kneubuehler, foi instituído o dia municipal de prevenção de deficiência em São Bento do Sul, sendo dia 21 de agosto; a data foi aprovada por unanimidade e sancionada pelo atual prefeito.
Assim a Escola Girassol oferece um retorno a comunidade, como forma de agradecimento por todo apoio que recebe através de apoio e campanhas e principalmente por acreditarmos que trabalhar a prevenção de deficiências seja nossa função social, enquanto instituição que atende pessoas com deficiências por 45 anos junto à nossa comunidade.
Abrangência:
Em 2012 foram 1444 pessoas que receberam as informações diretamente, em 2013 foram 2118 pessoas com mais de sessenta palestras realizadas, 2014 foram 2523 pessoas com menos palestras realizadas, aproximadamente 49.
O Programa Compreender para Prevenir vem buscando inovações e novidades nos decorrer dos anos.